Cartaz fixado na secretaria do curso de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) informa que Gracyanne Barbosa nunca estudou na instituição, diferente do que ela declarou em entrevistas ao longo dos últimos 20 anos e repetiu recentemente durante sua participação no BBB 25.
A imagem do cartaz começou a circular nas redes sociais no final desta semana e trouxe à tona informações reveladoras sobre a campo-grandense. Isso porque há duas décadas ela conta ter passado em primeiro lugar no vestibular para cursar Direito na UFRJ e afirma ter concluído a graduação na mesma faculdade em 2006.
No entanto, o comunicado feito pelo Núcleo de Documentação e Memória Arquivística da instituição e colado na sede da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ, ao lado do gabinete da direção, diz que as declarações de Gracyanne não são verdadeiras.
“É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira) modelo de fisiculturismo, personalidade de televisão, empresária e ex-dançarina foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Sem registro no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica)”, diz a mensagem.
Conforme declarado pela própria musa fitness em diversas entrevistas e no BBB 25, ela deixou sua cidade natal, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, aos 16 anos, para fazer Direito no Rio de Janeiro após ter passado em primeiro lugar no vestibular. A mudança para o estado carioca teria sido em busca de melhores condições para ajudar sua família, que, segundo ela, passava dificuldades na capital-sul-mato-grossense.
De acordo com os relatos, a campo-grandense alega ter se formado em 2006. Contudo, o cartaz da UFRJ nega o fato, com base na documentação arquivada no local. “Sem pasta discente no arquivo: sem registro nos diários de aulas (consultados: 1999 – 2010). FAKE”, finaliza o texto, ressaltando que ela jamais esteve matriculada na instituição de ensino.
Confira:
O que Gracyanne diz sobre cartaz da UFRJ?
Mesmo com toda a repercussão do comunicado da UFRJ nos últimos dias, Gracyanne Barbosa ainda não se pronunciou sobre o assunto. A reportagem do Jornal Extra acionou a assessoria de imprensa da musa fitness, que também não respondeu aos questionamentos.
Durante a pandemia, em 2021, Gracyanne respondeu uma caixinha de perguntas em seu Instagram e explicou por que decidiu estudar Direito.
“Embora eu sempre tenha gostado de Direito, o principal motivo foi que, na minha cabeça, se eu fizesse uma faculdade que me permitisse prestar um concurso e ter um emprego seguro, eu nunca mais ia passar necessidade na minha vida. Foi mais pela segurança financeira que eu achava que poderia conquistar dessa maneira. Por medo mesmo de passar fome, ser despejada… a ideia era prestar concurso e ter um salário fixo”, disse ela, na época.
Em outras ocasiões, a musa também já contou ter passado fome, dormido na rua e se alimentado de comida do lixo para sobreviver no Rio de Janeiro, após deixar Campo Grande.
“Já entreguei marmita e, durante uns sete anos, eu limpava a academia de um clube para treinar lá“, afirmou, em conversa no podcast PodDelas. Clique no link abaixo e relembre a trajetória narrada por Gracyanne Barbosa da vida em Mato Grosso do Sul até a fama no Rio de Janeiro:
Midiamax